18/11/2003 15h50 – Atualizado em 18/11/2003 15h50
Uma nova cepa, tipo de microrganismo da tuberculose, resistente aos medicamentos normalmente usados no tratamento da doença, foi identificada na região sudoeste da África do Sul, informa o professor Tommie Victor, cientista que participou na pesquisa.
Professor de tecnologia biomédica da Universidade de Stellenbosch, próxima à Cidade do Cabo, Victor e uma equipe de cientistas identificaram a nova cepa da tuberculose depois de três anos de pesquisas em 72 clínicas e hospitais da província do Cabo Ocidental.
“Identificamos várias cepas novas na África do Sul, uma das quais, a DRF150, nunca tinha sido identificada no mundo”, disse o cientista, cujos trabalhos foram publicados na revista “European Journal of Tubercle and Lung Disease”.
“Cinco medicamentos são normalmente utilizados contra a tuberculose. A forma DRF 150 é resistente a quatro deles”, explicou Victor, acrescentando que a tuberculose causada pela nova cepa é curável, mas que o custo de seu tratamento é muito superior ao das outras formas da doença.
Fonte:Agora MS