07/11/2003 08h14 – Atualizado em 07/11/2003 08h14
Duas peças valiosas da era antiga iraquiana, que haviam sumido do principal museu de Bagdá durante os caóticos dias que se seguiram à queda de Saddam Hussein, foram recuperadas em uma fossa na cidade, disseram autoridades norte-americanas na quinta-feira.
A Akkadian Bassetki, uma estátua de cobre de um homem sentado datada de 2.300 a.C., e um braseiro assírio talhado em madeira e bronze de 850 a.C. foram recuperados por investigadores da polícia, segundo as autoridades.
A estátua é considerada a mais importante das relíquias artísticas iraquianas depois da Warka Mask, a máscara de uma deusa suméria recuperada este ano.
“Descreveria isso como uma descoberta espetacular e estamos extremamente satisfeitos”, afirmou à Reuters John Russell, especialista em arte que ajuda a restaurar os artefatos encontrados. “O que posso dizer é que a condição delas está boa, embora precisem ainda de uma pequena limpeza.”
A maioria das 42 peças que sumiram das galerias do museu de Bagdá já foi localizada e apenas algumas estavam danificadas.
Fonte:Agora MS