31.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de maio de 2025

Grupo põe bombas em Atenas contra FBI

07/11/2003 09h31 – Atualizado em 07/11/2003 09h31

Anarquistas atacaram, com bombas de fabricação caseira, três bancos em Atenas para protestar contra a visita do chefe do FBI, Robert Mueller, à capital grega para inspecionar a segurança dos Jogos Olímpicos do próximo ano, disse a polícia na sexta-feira.

Um porta-voz da polícia disse que testemunhas viram 10 pessoas, em motocicletas, colocando cuidadosamente os explosivos nas entradas de três bancos e depois fugindo pouco antes da meia-noite de quinta-feira.

“As explosões danificaram as entradas dos três bancos agências do Cyprus Bank, Commercial Bank e Eurobank , mas não houve feridos”, disse o porta-voz.

Mueller chegou a Atenas algumas horas antes dos ataques, numa rápida visita para inspecionar as organizações de segurança para os Jogos de Atenas, depois do crescimento das preocupações internacionais sobre o planejamento dos gregos para o evento de agosto do próximo ano. Ele encerra sua viagem na sexta-feira.

Apesar de planejar a maior operação de segurança na história dos Jogos, avaliada em 650 milhões de euros, os organizadores têm sido frequentemente criticados pelos planos de segurança.

Um relatório confidencial dos EUA, citado pela imprensa grega na semana passada, questionava a capacidade dos organizadores em lidar com um ataque bioquímico e a ameaça de atiradores de elite posicionados nas montanhas ao redor das instalações esportivas.

O porta-voz da polícia disse que um jornal recebeu uma ligação de alguém se denominando “anarquista” que assumia a responsabilidade pelos ataques.

A pessoa também disse que os ataques eram um protesto contra a prisão de sete manifestantes antiglobalização detidos durante uma reunião da União Européia realizada próxima à cidade grega de Thessaloniki em junho.

Os detidos serão julgados no início do próximo ano.

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.