06/11/2003 17h04 – Atualizado em 06/11/2003 17h04
O governo estadual irá promover novas reuniões para discutir conflitos entre índios e fazendeiros por terras indígenas. Cada etnia indígena será ouvida de uma vez, por terem realidades e problemas peculiares, segundo o secretário de Coordenação Geral do Governo, Paulo Duarte.
Ele disse que destas reuniões podem surgir propostas de solução para os conflitos assim como caminhos alternativos à intenção de mudar a Constituição Federal para conseguir indenizar fazendeiros que compraram terras de boa fé. Duarte sugere que esta proposta pode ficar em segundo plano no Congresso diante das discussões das reformas.
O secretário explicou que o governo entrou só agora na negociação porque quando houve o conflito em Sidrolândia, com índios da reserva Buriti, no final de agosto, a situação era tensa e pouco favorável a um diálogo e acordo. A negociação no governo estadual envolve as Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Justiça e Segurança Pública.
As declarações do secretário foram feitas logo após reunião promovida nesta tarde na Governadoria, com representantes de ruralistas e índios, Ministério Público Federal e Polícia Federal.