03/11/2003 09h03 – Atualizado em 03/11/2003 09h03
A Internet garantiu ver a pessoa que mora longe no visor do computador enquanto a conversa acontece, o novo serviço de Brasil Telecom dispensa o vídeo do PC para que o interlocutor seja visto. A televisão é a sua substituta no TV Fone que a empresa de telefonia já está oferecendo e foi apresentado na sexta-feira (31) aos sul-mato-grossenses durante a quarta edição da Feipan (Feira Industrial do Pantanal), que acontece no Pavilhão Albano Franco.
A vantagem do novo serviço é que, ao invés de recorrer a inúmeros comandos para garantir a comunicação por voz e imagem, a Brasil Telecom optou por uma fórmula caseira, simples e barata. O Tvfone é um serviço pioneiro no mercado brasileiro, que conecta TV e telefone por meio da tecnologia ADSL de acesso à Internet em alta velocidade.
Quem esteve na Feira ontem pode conversar através do novo sistema com os participantes da FutureCom, em Florianópolis (SC), e da IT Conference Sucesu em Cuiabá (MT).
Com o Tvfone, um cliente em Brasília pode ver a mãe que mora em Curitiba pela televisão, enquanto conversam pelo telefone. Pode também mostrar para ela o vídeo daquela viagem tão especial, ao mesmo tempo em que comenta os detalhes. A mãe (e avó) coruja na outra ponta pode, por sua vez, ouvir pelo telefone a nova música que a netinha aprendeu na escola, enquanto assiste ao vivo, pela televisão, à exibição da coreografia que acompanha a canção.
Para ter acesso a tudo isso, basta um telefone convencional, um aparelho de televisão, um acesso banda larga homologado pela Brasil Telecom e uma câmera especial, alugada pela operadora. Usar é fácil: o cliente disca “asterisco” e o número desejado, que também deve estar habilitado para o serviço. A câmera acoplada à TV capta as imagens dos interlocutores, que podem, então, se ver pela televisão, enquanto conversam pelo telefone.
Até novembro, toda a área de atuação da Brasil Telecom terá acesso ao novo serviço. Ao custo da ordem de R$ 101 mensais os usuários do Tvfone, em Mato Grosso do Sul, vão poder conversar em ligações de longa e curta distância. A TV pode ser de qualquer modelo e a imagem será a tão aguardada pelos já acostumados às imagens sem definição da Internet.
Os requisitos são, além do aparelho de telefone convencional, um acesso banda larga homologado pela Brasil Telecom com velocidade de conexão mínima de 600 Kbps, um modem ADSL configurado como “bridge” e um aparelho de TV com entradas de áudio e vídeo modelo RCA.
Só será possível ver a imagem do interlocutor se este também adquirir o serviço e residir em um dos estados onde a operadora atua (DF, Acre, Rondônia, MT, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Para aquisição do TVFone é só ligar para 0800 64 44 000