30/10/2003 10h17 – Atualizado em 30/10/2003 10h17
Deve estar finalizado até o fim de novembro, o documentário Um Mato Só, da diretora Sônia Bacha. O trabalho de 26 minutos enfoca sobre o estado de Mato Grosso e sua divisão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo Sônia, “por este eixo é possível compreender o processo histórico e a formação cultural do espaço geográfico que hoje compreende esse grande território situado no Brasil Central, e revisitar sua memória e seu passado esquecido na cidade histórica de Vila Bela de Santíssima Trindade, assim como, dos primórdios de Cuiabá e Campo Grande”.
Fatos históricos como a Coluna Prestes, Tenentismo, Revolução de 32, O Estado Novo, Eurico Gaspar Dutra (cuiabano), Jânio Quadros (campo-grandense) e Ditadura Militar, estarão sendo lembrados no documentário. Pois, para Sônia, que pesquisou e coletou informações sobre a história dos dois “Matos”, estes episódios estão intimamente ligados com a divisão de Mato Grosso.
Pretende mostrar também a migração sulista para os Campos da Vacaria, no sul de Mato Grosso, a partir de 1890, está na origem do movimento divisionista. Um Mato Só vem com a pretensão de fornecer ao público uma ampla visão do processo geopolítico de ocupação de um território estratégico para o Brasil e nas suas relações com o Continente Sul Americano.
Fonte:Campo Grande News