29/10/2003 14h06 – Atualizado em 29/10/2003 14h06
Nos seis primeiros meses deste ano, em Mato Grosso do Sul 425 pessoas morreram devido infarto, essa é primeira causa de morte dos 4.965 óbitos registrados no Estado, até 12 de agosto. No ano passado 10.990 pessoas morreram e o infarto também ficou em primeiro lugar com 871 casos registrados.
A campanha nacional de orientação sobre prevenção dos fatores de risco das doenças cardiovasculares continua até o dia 31 de outubro no shopping Campo Grande. Nas principais capitais brasileiras, serão montados postos de atendimento gratuito à população, onde as pessoas medirão a pressão arterial e receberão orientação. Essa é 24ª semana do coração que acontece no shopping e conta com a participação de estagiários, profissionais e enfermeiros.
Organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Semana do Coração em Campo Grande terá distribuição de material educativo no shopping. O presidente da SBC, Ricardo Iache, alerta que este tipo de orientação regular é importante para promover entre a população hábitos de vida saudável, que previnam as doenças coronarianas.
Segundo o cardiologista, a pessoa sedentária, que fuma, se alimenta com pratos gordurosos e possuiu cardíacos na família é um sério candidato a ter problemas no coração. Para Iache, mudar este destino, que hoje é o principal fator de mortes no país com 300 mil ao ano, é o objetivo principal da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Fonte:Midiamax News