24/10/2003 08h37 – Atualizado em 24/10/2003 08h37
O governo do Estado criou o Monumento Natural do Rio Formoso, uma unidade de conservação na Ilha do Padre, em Bonito. A área, de 2,9 hectares, está em processo de desapropriação pelo governo estadual, que espera a avaliação do valor a ser pago para depositá-lo em juízo.
Decreto do governador Zeca do PT publicado hoje no Diário Oficial destaca a necessidade de preservação da área, localizada em região entre cerrado e floresta estacional. Pela ilha corre um braço do rio Formoso, com 10 cachoeiras.
O governo decidiu desapropriar a área em junho deste ano, depois que o dono, o ex-padre católico Roosvelt de Sá Medeiros, colocou o local à venda por R$ 6 milhões.
Enquanto o processo estiver tramitando na Justiça, o governo pedirá a emissão provisória de título de posse.
Há um litígio entre o ex-padre e os descendentes do dono da área, que cedeu o uso a Roosevelt de Sá. Por este motivo, o governo depositará o valor em juízo, para que a Justiça defina a quem caberá a indenização.
O governo terá cinco anos para a apresentação do plano de manejo do local, que já está sendo elaborado. A administração do monumento caberá ao Instituto de Meio Ambiente Pantanal.
Para o local são previstas ações de educação ambiental, estudos científicos, visitação e recreação.
Fonte:Campo Grande News