24/10/2003 10h14 – Atualizado em 24/10/2003 10h14
O governo do Estado criou dois grupos de trabalho para avaliar a demanda do ensino profissional e a implantação do Trem do Pantanal. O governador Zeca do PT tem apontado os dois temas como prioridades em seus discursos e já havia anunciado a composição de equipes técnicas para elaboração de projetos.
No caso do ensino, o governador tem dito que é preciso em Mato Grosso do Sul uma universidade para cursos técnicos, voltados à vocações na economia estadual. A idéia dele mereceu o apoio do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que disse que pedirá empenho do Ministério da Educação para o projeto.
O grupo criado tem 45 dias para traçar um perfil das necessidades de formação profissional e sugestões para captação de recurso para viabilizar a educação. Compõem o grupo 2 técnicos da secretaria de Estado de Produção, um do sistema S (Senai, Sesi, Senac e Sesc), um da Secretaria de Educação, um da de Planejamento, um de Coordenação geral de Governo, um de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, um representante da Câmara de Vereadores de Campo Grande e um da Assembléia Legislativa.
Já o grupo de trabalho sobre o Trem do Pantanal deverá desenvolver um projeto sobre a implantação do transporte de passageiros. Deverão ser especificadas as necessidades para a recuperação das estações, a estrutura dos vagões disponíveis e estrutura adequada de pessoal.
Dentro do trabalho deste grupo devem ser formulados um programa de desenvolvimento social, outro ligado do desenvolvimento econômico pelo turismo, um sobre a concessão do serviço, envolvimento da iniciativa privada,
O grupo sobre o trem será formado por um representante de cada uma das seguints secretarias- Produção e Turismo; Meio Ambiente; Cultura, Esporte e Lazer; Planejamento e Coordenação Geral do Governo, além da Agencia ded Gestão e Integração de Transportes de MS e a ONG Ferroviva.
Os estudos deverão ser concluídos em seis meses, devendo ser apresentado relatório mensal.
Fonte:Campo Grande News