24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho de 2025

PSF resolve em até 85% os problemas de saúde na Capital

24/10/2003 15h22 – Atualizado em 24/10/2003 15h22

O prefeito André Puccinelli e a secretária Municipal de Saúde Pública, Beatriz Figueiredo Dobashi, inauguraram na manhã desta sexta-feira o 29º Programa de Saúde da Família de Campo Grande, localizado no bairro Jardim Noroeste. Segundo a secretária, o PSF resolve em torno de 85% os problemas de saúde, evitando a necessidade de internação. Até o final da administração, Campo Grande terá 62 equipes de PSF atuantes em todos os distritos sanitários.

A Unidade de Saúde do Jardim Noroeste vai atender 964 famílias, mais de três mil pessoas e tem a capacidade de realizar por dia mais de 60 atendimentos clínicos e 20 consultas médicas. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito destacou a importância dos conselheiros municipais que levam as reivindicações da comunidade para a Prefeitura, que procura atendê-las prontamente, como foi o caso da unidade de saúde do Jardim Noroeste.

Puccinelli lembrou que na próxima terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde Pública irá lançar o plano de combate a dengue e alertou a população sobre os cuidados que devemos ter no período de chuvas evitando a propagação dos transmissores. “De nada adianta nosso plano de ação, se não contarmos com a participação efetiva da comunidade”, enfatizou Puccinelli.

O principal objetivo do PSF é levar o atendimento o mais próximo possível à população. Segundo a secretária municipal de Saúde Pública, Beatriz Figueiredo Dobashi, a comunidade do Jardim Noroeste já recebia acompanhamento dos agentes comunitários da Sesau, a implantação da unidade no local é uma estratégia da Sesau de dar atenção básica aos moradores. Cada equipe de PSF atende no máximo mil famílias, executando visitas aos que mais necessitam os acamados, paraplégicos e para as famílias de mais risco.

Para a dona-de-casa Maria Aparecida Ferreira, de 57 anos, a vinda do PSF para a região está sendo de grande valia. “Sou hipertensa e após o agente de saúde passar na minha casa, ele imediatamente já agendou uma consulta e estou participando do grupo de orientação para os hipertensos”, contou a dona-de-casa. Além dos atendimentos de rotina, o PSF possui grupos programados que atendem hipertensos, diabéticos, adolescentes, hansenianos, portadores de tuberculose, além de gestantes, idosos e crianças.

Fonte:Midiamax News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.