21.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho de 2025

Parceria entre assentados e usinas atinge metas no MS

21/10/2003 08h08 – Atualizado em 21/10/2003 08h08

A produção de arroz irrigado do Assentamento Fortuna, em Rio Brilhante, começa a dar resultados. Esta produção é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Idaterra e o Sindalcool/MS.

A finalidade é incentivar os assentamentos rurais na produção de alimentos, viabilizando o financiamento de insumos necessários para o plantio. As Usinas Santa Fé de Açúcar e Álcool Ltda, do Grupo Benedito Coutinho e a Usina Santa Olinda, do Grupo José Pessoa, estão fornecendo 35 toneladas de fertilizante para a produção de arroz irrigado para 10 famílias do Assentamento.

Em contrapartida, as famílias, que possuem 17 hectares cada uma, vão pagar o fertilizante com a própria produção, a preço de mercado, na época da colheita. As duas empresas comprometeram-se, ainda, a adquirir o excedente produzido para ser utilizado na alimentação dos trabalhadores, funcionários das indústrias.

Ainda como forma de incentivo, as empresas sucroalcooleiras do MS vão colaborar com a produção de hortifrutigranjeiros nas pequenas propriedades de economia solidária e adquirir sua produção para ser utilizada nos refeitórios das empresas. Também vão doar mudas de cana-de-açúcar para comunidade de assentados, oferecendo assistência técnica e assegurando a compra do produto na safra.

Prove Pantanal

Na mesma parceria, a Usina Santa Olinda vai adquirir produtos do Programa Prove Pantanal para o consumo diário. Já está firmado o contrato para a compra de café , que é produzido na Região de Ivinhema. da compra de arroz, feito pela Usina Santa Olinda e Usina Santa Fé, com os produtores do Assentamento Fortuna e da compra de café, outros produtos estão sendo negociados com as usinas, com intermediação do Idaterra e do Programa Prove Pantanal, entre eles, farinha de mandioca e feijão, que em breve farão parte do cardápio das empresas sucroalcooleiras do MS.

A compra direta, sem intermediação de atravessadores, possibilita uma negociação ampla de volumes e valores entre os produtores e as Usinas, proporcionando benefícios a ambas as partes. O produtor tem a garantia da comercialização do seu produto, com preços justos de mercado e a empresa a garantia do fornecimento e o recebimento de um produto de primeira qualidade. Esta qualidade é analisada periodicamente pelo Idaterra através de amostras obtidas nos pontos de venda.

Fonte:Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.