21/10/2003 08h43 – Atualizado em 21/10/2003 08h43
A Promotoria de Meio Ambiente de Três Lagoas faz um levantamento sobre dois pontos de degradação ambiental, próximos à Usina Hidrelétrica Souza Dias, a “Usina de Jupiá”.
O promotor Antônio Carlos Garcia de Oliveira se reuniu ontem com representantes da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e pediu documentação referente à construção da Usina.
Segundo o Promotor, os representantes da Companhia não confirmaram diretamente a responsabilidade pelos danos e apresentaram documento que mostra a doação das áreas, em 1975, ao município. Oliveira diz que todas as provas são claras, mas que espera um lado do Ibama, que dirá quem foi o causador do impacto. “É uma evidência, a ‘pessoa’ que causa o dano é a responsável”.
Foi dado prazo de 90 dias para o levantamento de inquérito civil nos dois trechos: a “cascalheira”, que possui cratera de quase dois quilômetros e outro ponto na entrada da cidade, de pouco mais de um quilômetro de buraco. A Usina de Jupiá foi construída na década de 60 e o valor da indenização, segundo o Ministério Público, será determinado por técnicos.
Fonte:Campo Grande News