21/10/2003 09h06 – Atualizado em 21/10/2003 09h06
A Apple Computers disse nesta segunda-feira (20), que vendeu um milhão de canções através da versão Windows do iTunes, seu popular serviço de descarga de música na rede, desde seu lançamento na última quinta-feira (16).
“Começamos muito bem e nossos concorrentes nem sequer estão na linha de largada”, disse em um comunicado Steve Jobs, diretor-executivo da companhia.
A Apple, que também anunciou que um milhão de internautas já baixaram o software para Windows do iTunes, poderia seguir seu bom desempenho, já que o produto chega a tempo para a temporada de Natal, que nos EUA começa no final de novembro.
Em sua versão para Macintosh, o iTunes já vendeu mais de 13 milhões de canções desde seu lançamento em abril passado, segundo os dados da empresa.
Agora o serviço poderá chegar à uma audiência muito maior, já que se estima que pelo menos 90 por cento dos computadores trabalhem com o sistema operacinal da Microsoft.
Igual a versão para Macintosh, o software para Windows – compatível com Windows 2000 e XP – é gratuito, e a maioria das canções custam US$ 0,99 centavos. A companhia lançou também um serviço que permitirá aos pais estabelecer contas no valor de até 200 dólares ao mês para que seus filhos possam baixar canções da rede, uma manobra para reduzir a influência das páginas de troca gratuita de música, como Kazaa ou Morpheus, herdeiras do Napster.
“Isto é o nascimento da compra legal de canções pela rede”, disse um animado Jobs.
A Apple fixou uma meta ambiciosa: vender 100 milhões de canções até abril de 2004, quando completará o primeiro ano de lançamento do serviço.
Fonte:Terra