20/10/2003 15h27 – Atualizado em 20/10/2003 15h27
O relator do projeto de atualização da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, o deputado federal cearense Antônio Cambraia (PSDB), disse hoje que vai apresentar esta semana, no plenário da Câmara, uma proposta de reajuste da tabela do IRPF. “Há um projeto do Poder Executivo que vai a plenário essa semana que propõe que a tabela permaneça congelada e que a alíquota vá a 27,5%. Sou o relator do projeto e vou propor exatamente o contrário: que a tabela seja atualizada e que a alíquota permaneça em 25%”, revelou Cambraia.
O deputado acrescentou que “há uma resistência do Governo no que se refere ao reajuste da tabela, alegando que vai perder receita. Isso é discutível, porque o Imposto de Renda tem tido é aumento sistemático ao longo dos últimos anos. Aumentos esses, exatamente provocados pelo congelamento da tabela”, disse.
Cambraia prevê uma batalha para aprovar sua proposta. “Vai ser um processo. Vamos solicitar o apoio dos deputados da base do Governo. Vamos tentar um processo de negociação que está difícil, mas temos que abrir a mente do Governo para essa questão, porque prejudica basicamente a classe trabalhadora, que está sofrendo duas vezes: em seu poder aquisitivo diminuído pela inflação e pelo congelamento da tabela”.
Fonte:Agora MS