18.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Projeto Florescer já dá resultados positivos

16/10/2003 18h05 – Atualizado em 16/10/2003 18h05

A Prefeitura de Três Lagoas, através de sua Gerência de Área Ambiental e Agropecuária, nos últimos dois meses começou a observar o início de sua meta de revitalizar, através de arborização e cuidados especiais, canteiros centrais e floreiras de ruas, praças e avenidas da cidade, no sentido de tornar o município um dos mais “verdes” do Estado. Estamos falando do comprometimento da iniciativa privada com os objetivos do Projeto Florescer, que através de parceria com a municipalidade , mostra a cada dia o acerto na “adoção” dessas áreas públicas por parte de empresas e instituições comerciais locais. De acordo com Albert Polan Stec, Gerente responsável pelo Setor, apesar de ainda pequenas em relação ao universo do município, as modificações que vêm sendo percebidas pela população são bastante significativas, a ponto de progressivamente despertar a atenção de um número cada vez maior de interessados. “Os empresários estão se conscientizando e nos procurando para participar do Projeto. Caso exista interesse basta nos telefonar e estaremos indo pessoalmente até as empresas, onde será assinada uma ficha com a escolha do canteiro ou floreira que ela estará cuidando”. Após a escolha do local, em seguida será feito um contrato com posterior publicação, sendo que em cinco dias a interessada já poderá estar se utilizando de publicidade específica – as normas estão explícitas no contrato , bem como mostrar que está mantendo aquele canteiro.

 Orgulho em também colaborar Albert chama a atenção de que somente poderão adotar canteiros empresas, sejam de que porte for, sendo vedada a participação de pessoas físicas. “ O nosso objetivo é divulgar o trabalho de empresas , pois já temos alguns canteiros centrais bem bonitos e outros um pouco mais modestos, porque cada empresa tem a sua condição . Mas o que realmente importa é a vontade de colaborar, pois já estamos observando floreiras que estão sendo cuidadas, e que estão realmente dando outra vida para a cidade”. Dentro desse enfoque o Gerente faz questão de mencionar e agradecer as seguintes empresas que já assinaram seus contratos e iniciaram seu trabalho de participar na revitalização desses locais: Posto Parati, Indústrias Klin, Farmácia Exata, Plaza Tintas, Cartel, Previmax, Lagos Hotel, Correta Imóveis, Farmatrês, Vila Romana e WR Eletricidade. “ São empresas que já adotaram e começaram a mudar a cara de Três Lagoas. O Projeto Florescer realmente veio para ficar e quem já viu esses canteiros e floreiras modificados já começa a sentir um certo orgulho”. Cidade ganhará 2 mil palmeiras No curso dessa planificação de revitalizar e arborizar o município, Albert revela que esta semana recebeu em seu gabinete o empresário Osmar Taschin, da cidade paulista de Birigui, que também interessado no Projeto local, efetuará a doação de 2 mil mudas de palmeira para colocação em canteiros centrais e espaços públicos de ruas e avenidas de Três Lagoas. Essas plantas, segundo o Gerente, têm em média 3 metros de altura, constituindo-se de 500 árvores de Palmeira Imperial e l.500 de Palmeira Gueirova, que à partir de dezembro deste ano já poderão estar sendo plantadas em locais pré-determinados e apreciadas pela população treslagoense. Albert porém faz uma ressalva, a de que tanto as mudas de palmeira quanto os canteiros hora adotados não sejam alvo depredação por parte da comunidade, pois não se deve repetir o ocorrido anos atrás quando um pequeno grupo de moradores, em curto espaço de tempo, depredou e arrancou diversas árvores(entre elas algumas palmeiras) de espaços públicos. Apesar da colocação dessas duas mil árvores, o Projeto Florescer continuará a ser executado, pois de acordo com a Gerência de Área Ambiental e Agropecuária o interesse da municipalidade é cada vez maior em arborizar a cidade. Prova disso foi recente contato de um deputado federal de outra região do Estado que, após tomar conhecimento do Projeto através da mídia, solicitou à Prefeitura de Três Lagoas informações sobre o “Florescer”, uma iniciativa que anteriormente já havia sido tomada por prefeituras de outras cidades como Curitiba e Campo Grande, portanto uma idéia que apesar de não ser original foi bem aceita no município.

ROTATÓRIAS TAMBÉM PODEM SER ADOTADAS

 Visualmente falando, Albert esclarece que existe um certo apoio da equipe técnica de sua gerência no acompanhamento dos canteiros que vêm sendo revitalizados pelos parceiros da iniciativa privada, inclusive com a doação por parte da Prefeitura de espécies arbóreas à disposição no recém-inaugurado Viveiro de Mudas Municipal, especialmente para ajardinamento e que venham embelezar as áreas dispostas dentro do Projeto. “ Elas são totalmente gratuitas”. Dentro do Projeto Florescer, o Gerente chama a atenção ainda para o ponto específico das rotatórias das entradas do município, que também podem ser “adotadas” por empreendedores instalados na cidade. “ Nós gostaríamos que os empresários começassem a olhar para essas rotatórias. Por enquanto essa preocupação está focada nas rotatórias centrais. No caso das entradas seria interessante que elas fossem solicitadas por empresas do ramo hoteleiro ou pousadas , com um excelente retorno para a cidade e para o empresário. Ele chama ainda a atenção para o apoio que a municipalidade estará dando, com o compromisso de fornecer mudas ou até produzindo outras espécies caso não estejam à disposição no Viveiro.
Uma vez interessado, Albert cita o telefone 522-l300 que poderá ser utilizado pelo empresariado, que rapidamente estará recebendo todas as explicações necessárias por parte da equipe técnica de sua Gerência. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.