24.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Tatuagem é uma arte que continua eterna

03/10/2003 09h28 – Atualizado em 03/10/2003 09h28

O tatuador Marco Antonio, conhecido como “Magos”, abriu há dois anos um estúdio de tatuagem artística em Três Lagoas, que funciona na rua Bruno Garcia, no centro da cidade. Ele, já está no ramo há doze anos e profissionalizou-se em São Paulo. Ele define a tatuagem como uma arte eterna e que está em ascensão, prova disso é que o artista já tatuou quase cinco por centos da população de Três Lagoas, afirmando que tem conseguindo viver dessa arte e tirar uma boa renda.

Sua clientela é bem diversificada. São pessoas que variam de 18 aos 45 anos, sendo que, 80% são mulheres, que pedem para serem tatuadas nas partes mais exóticas do corpo.

VALORES

As tatuagens chegam a valer de R$ 40 a R$ 1 mil. Isso depende do tamanho e o grau de complexidade da própria tatuagem, que varia do nível 1 ao 10. O seu “stúdio” (denominação do local aonde é feita a tatuagem) traz uma novidade, que é a tatuagem sem dor, usando um anestésico no local. Inclusive, ele é o quarto no Brasil a trabalhar com essa técnica. O material utilizados nas tatuagens é um pigmento orgânico, importado da Alemanha que é aplicado na derme.

Marco, diz que ainda existe muito preconceito. Ele, por ostentar 27 tatuagens em seu corpo, quando vai a um supermercado os seguranças ficam de marcação cerrada, acompanhando com muita atenção cada movimento seu, situação que já aprendeu a conviver, e comenta que não é a roupa nem seus adereços que molda o caráter de uma pessoa.

Em dezembro, vai acontecer em Três Lagoas, uma convenção que mostrará vários trabalhos artísticos feitos por tatuadores da região. “Essa iniciativa é para tirar a visão de marginalidade da tatuagem e mostrar que ela é uma arte milenar. O trabalho é uma forma de manifestação artística e também tem seu valor”, observou Magos.

Para ser um bom tatuador é preciso talento e responsabilidade, repetiu ele, dando um alerta para aqueles que pretendem fazer tatuagem. É preciso verificar se o material é descartável e esterilizado; analisar sua experiência, ver se o local é limpo, e se o trabalho tem permissão da Vigilância Sanitária.

Magos fez uma última e importante recomendação: “não se faz tatuagens em menores de 16 anos, nem com autorização escrita dos responsáveis. Nestes casos, é necessária a presença do pai ou responsável legal, no local”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.