03/10/2003 09h30 – Atualizado em 03/10/2003 09h30
Os vereadores César Disney (PT) e Robson Martins (PSDB) não conseguiram convencer a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de que não têm envolvimento em casos de exploração sexual de adolescentes. A relatora da Comissão, deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), disse que eles terão outras oportunidades de defesa, mas até o momento, as integrantes da CPMI acreditam na versão das adolescentes. “Nós acreditamos no que as meninas nos contaram. Os vereadores não conseguiram nos convencer do contrário”, declarou.
O depoimento foi prestado ontem durante audiência pública sobre Redes de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que investiga oito casos em Mato Grosso do Sul.
A deputada explicou que o trabalho consiste em investigar as contradições dos depoimentos dos acusados com o das meninas. Maria do Rosário informou que a mãe de uma das adolescentes também será ouvida pela Comissão, já que é uma das envolvidas no caso e teria sido, inicialmente, agenciadora da própria filha.
O próximo passo da CPMI será produzir um relatório sobre os depoimentos coletados. “Penso que houve contradições por parte dos dois vereadores”, ressaltou a deputada Maria do Rosário. Ela citou o fato de César Disney dizer que as meninas sabiam detalhes sobre sua estadia em um motel da Capital por terem ouvido ele contar à mãe de uma das garotas. Quanto a Robson Martins, a deputada estranhou, por exemplo, a declaração de que não conhecia o motel localizado no caminho de sua chácara.
A deputada informou que a Comissão realizará uma audiência em Foz do Iguaçu (PR) na próxima semana, quando serão investigados o tráfico e exploração sexual de menores naquela região, inclusive internacionalmente, já que o município faz fronteira com o Paraguai e com a Argentina.
Fonte:RMT online