12.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Na segunda-feira Setass inaugura Centro Recomeçando

03/10/2003 11h03 – Atualizado em 03/10/2003 11h03

Como parte das comemorações do aniversário de Mato Grosso do Sul, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Eloisa Castro Berro, inaugura, na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, às 9h, o Centro Recomeçando, localizado na chácara Santa Lúcia, no quilômetro 499 da rodovia BR 163,a cerca de 32 quilômetros de Campo Grande, próximo a Jaraguari.

Trata-se de um projeto da Superintendência das Políticas de Defesa de Cidadania da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária destinado a atender adolescentes usuários de substâncias psicoativas, em regime de internação, através de atividades que elevem a qualidade de vida e resgatem a auto-estima e disciplina, promovendo o pleno exercício da cidadania.

O Centro tem capacidade para atender, inicialmente, 20 adolescentes do sexo masculino, com comprometimento médio leve, na faixa etária de 12 a 18 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino. Tendo em vista a metodologia adotada, o programa prevê o atendimento somente aos adolescentes inseridos na família.

A estrutura física da Chácara possui três dormitórios coletivos, refeitório, salas de aula, quadra poliesportiva, ambulatório médico-psiquiátrico, salas para grupos de partilha, TV, leitura, múltiplas atividades e tanque de piscicultura. Oferece, além do ensino regular, atendimento pedagógico, psicossocial, terapêutico e psiquiátrico, desenvolvendo atividades culturais, esportivas e laborais (piscicultura, horticultura e agropecuária).

Os órgãos credenciados para fazer encaminhamento de adolescentes para o Centro são as escolas da rede pública de ensino,conselhos tutelares e Juizados e Promotorias da Infância e Juventude. A permanência prevista é de seis meses para tratamento e três meses para reinserção familiar, atendendo avaliação técnica.

O projeto é executado pela Setass em parceira com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Cedro-Amor Exigente, Idaterra, secretarias de Estado de Saúde e de Educação e com Fundações do Trabalho, de Cultura e do Desporto e Lazer e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, do Conselho Estadual Antidrogas – CEAD e do Juizado e Promotoria da Infância e Adolescência.

Fonte:Portal MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.