01/10/2003 09h34 – Atualizado em 01/10/2003 09h34
A Petrobras e o Projeto Portinari anunciam o lançamento e publicação do “Catálogo raisonée Candido Portinari”, em homenagem ao centenário de um dos maiores pintores do século XX.
O Catálogo, que deve ficar pronta ainda este ano, terá cinco volumes de 512 páginas cada um, será o primeiro completo de um artista latino-americano feito no Continente nestes moldes. Com isso, o Brasil alcança um novo status no cenário artístico internacional. Segundo João Candido, filhodo pintor e diretor-geral do Projeto Portinari, o catálogo é o fruto principal de 24 anos de um trabalho de levantamento, catalogação e pesquisa, durante o qual foram percorridos, não só todo o território brasileiro, mas também mais de 20 países das três Américas, da Europa, da África e do Oriente Próximo, em busca das obras e documentos sobre a obra, vida e época em que viveu o pintor. Essa extensa pesquisa resultou em cerca de cinco mil trabalhos e 25 mil documentos.
A pesquisa concluiu também que mais de 95% da obra de Portinari continuam inacessíveis ao público, segregados em coleções particulares. “A obra de Portinari é como uma imensa carta que o pintor dirige ao povo brasileiro.
Nela estão retratados com emoção os temas sociais, históricos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, a infância, a festa popular, os tipos populares, os animais e a paisagem? document.write Chr(39)O drama e a poesia de nossa gentedocument.write Chr(39),
como disse Jorge Amado sobre o legado do pintor. Mas esta carta ainda não chegou ao seu destinatário, posto que a maior parte da obra continua escondida da vista pública. A grande missão do Centenário Portinari é a de
entregar esta carta a cada brasileiro, onde quer que ele esteja”, afirma João Cândido.
O verbete inclui todas as exposições em que a obra foi mostrada, assim como todas as instâncias em que ela está reproduzida ou simplesmente referenciada em algum dos 25 mil documentos do acervo do Projeto Portinari:
cartas, recortes de periódicos, depoimentos, fotografias de época, catálogos, livros, monografias, etc. Inclui ainda uma biografia ilustrada do pintor, textos avulsos, bibliografia, índices remissivos e um catálogo em CD-ROM contendo todos os índices, material de apoio à leitura e estudo do catálogo, com uma ferramenta de busca permitindo recuperar obras a partir de sua descrição em palavras, entre outras chaves de busca, como
título, data, técnica, tema. O Projeto Portinari identificou 380 temas presentes na obra do pintor. O Catálogo terá patrocínio integral da Petrobras.
Fonte:Campo Grande News