01/10/2003 10h55 – Atualizado em 01/10/2003 10h55
O Vice-campeão mundial dos 800m rasos de atletismo em 1991, Zequinha Barbosa foi indiciado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Campo Grande, acusado de pedofilia. O inquérito corre em segredo de Justiça e é desmembramento do caso envolvendo os vereadores César Disney (PT) e Robson Martins (PSDB).
Os dois parlamentares foram denunciados pelo Ministério Público por estupro e exploração sexual infantil. Eles estavam presos há 15 dias e ontem foram soltos, depois que a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça concedeu hábeas corpus.
Zequinha Barbosa prestou depoimento na semana passada à delegada titular da DPCA, Marli Kaiper, que se nega a dar qualquer informação a respeito do inquérito.
Zequinha administra projeto para menores carentes
Depois de prestar depoimento à delegada, o ex-atleta deixou a DPCA pela porta dos fundos, para driblar a imprensa. Amigos de Zequinha revelaram que ele chorou muito e atribuiu o caso à fama conquistada no atletismo mundial. O ex-atleta mora em Campo Grande, onde administra o Instituto Zequinha Barbosa, instituição de apoio a menores carentes.
Fontes da polícia informaram que o nome de Zequinha Barbosa surgiu durante as investigações envolvendo os vereadores César Disney e Robson Martins. Zequinha teria freqüentado diversas vezes a casa de uma garota, que teria sido desvirginada por Disney quando tinha dez anos (hoje ela tem 13 anos e está recolhida numa casa-abrigo). A polícia teria encontrado fotos de menores nuas, que teriam sido tiradas por Zequinha Barbosa e o assessor dele, Luiz Otávio. Ontem, o ex-atleta não retornou as ligações feitas pelo repórter do GLOBO.
Comissão do Congresso também apura denúncias
Zequinha Barbosa voltou a Mato Grosso do Sul depois que abandonou a carreira no atletismo. No início do primeiro mandato do governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, em 1998, ele foi nomeado secretário Especial de Esportes. Mas acabou deixando o cargo por pressões, em função de estar ocupando a pasta sem morar no estado.
Amanhã, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional estará em Mato Grosso do Sul participando de audiência pública na Assembléia Legislativa. A previsão é de que a comissão investigue mais seis denúncias de exploração sexual no estado. Os primeiros a serem ouvidos serão os vereadores César Disney e Robson Martins.
Fonte:RMT online