16.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho de 2025

Arlequim, servidor de dois patrões terá três apresentações no Teatro da Caixa

01/10/2003 13h47 – Atualizado em 01/10/2003 13h47

Um clássico da Comédia delldocument.write Chr(39)Arte, de Carlo Goldoni, sob a direção de Hugo Rodas, com a Companhia dos Sonhos e o Teatro Universitário (Tucan), será apresentado de 3 a 5 de outubro no Teatro da Caixa, em Brasília

Arlequim, servidor de dois patrões, de Carlo Goldoni, é um texto que reflete um período da história italiana, no qual Veneza cantava noite e dia. Os espetáculos tomavam as praças, ruas, canais. Só na cidade existiam sete teatros e um sem números de companhias. Foi nesse ambiente, em pleno vigor do século XVIII, que nasceu e se educou Goldoni e é desse mundo que ele vai falar.

A peça se desenvolve em três atos, conjugados na montagem. Em cena, a casa do velho Pantaleão. Ali está para concretizar-se o noivado entre os jovens apaixonados Clarice e Sílvio. Tudo é festa e celebração. Até que alguém toca a porta. Um estranho que traz um estranho recado: o antigo noivo de Clarice, que era dado como morto, estava à porta pedindo para entrar. As duras palavras saem da boca de um saltitante rapaz: Arlequim. Depois daquela visita, a vida de Pantaleão, sua filha, seu noivo e todos os seus convidados nunca mais será a mesma.

O espetáculo é calcado no humor típico da comédia delldocument.write Chr(39)arte, gênero teatral mais popular do tempo de Goldoni. É feito de trapaças, trombadas, artimanhas, espertezas, mentiras, sobressaltos, paixões e sobretudo muita graça. Depois de Goldoni e seu Arlequim, nem a comédia delldocument.write Chr(39)arte foi a mesma.

Arlequim, servidor de dois patrões foi escrita por um dramaturgo que revolucionou o teatro de sua época. Carlo Goldoni, nascido em Veneza, Itália, em 1707, não só enriqueceu de tipos mais realistas o gênero teatral mais popular da época, conhecido como comédia delldocument.write Chr(39)arte, como aproveitou-se do sucesso do teatro para traçar algumas críticas impiedosas à sociedade italiana do seu tempo. Goldoni criou tipos de uma individualidade riquíssima, que são envolvidos em situação diretamente inspirados em seu meio social. Assim, teatro deixava de ser apenas uma fantasia para aproximar-se do mundo real; revelando seus vícios e virtudes.

O teto de arlequim, servidor de dois patrões nasceu de uma encomenda de um famoso ator italiano do século XVIII, Antonio Sacchi. Em carta, ele implorou ao dramaturgo uma comédia. Carlo Goldoni, mais do que depressa (na verdade, em poucas semanas ele enviava ao amigo a peça inteira), resolveu falar da situação em que se encontrava o povo italiano, e principalmente, ele mesmo. Ora, a Itália vivia espremida, humilhada pela guerra entre a Áustria e Espanha, que bloqueava as remessas de dinheiro para o território italiano, e com freqüência era obrigada a recorrer ora a um, ora a outro. O próprio Goldoni, que estava se mudando para Módena, ao ser reconhecido pelas tropas, era convidado tanto pelos espanhóis quanto pelos austríacos a organizar espetáculos teatrais. Itália e Goldoni serviam a dois patrões para sobreviver. Transferir a tarefa para o esperto Arlequim era só uma questão de talento e visão.

Na peça estão algumas das principais máscaras que fizeram a história da comédia delldocument.write Chr(39)arte. Além do ágil Arlequim, servo trapalhão que cria as maiores confusões apenas para ganhar um trocado a mais, estão figuras antológicas como o Pantaleão (caricatura do velho avarento e ridículo), o doutor (símbolo da retórica vazia), Briguela (o dono dos sabores da cozinha italiana), os enamorados (que sempre sofrem com os desencontros até o final feliz) e Esmeraldina (a criada esperta e sedutora). Eles se unem numa trama que envolve muitos encontros e desencontros, trocas de pares, mentiras, enganos e acima de tudo, surpresas. Tudo embalado pela sátira inigualável deste criador que foi Carlo Goldoni.

Arlequim, Servidor de Dois Patrões

de Carlos Goldoni,

com direção de Hugo Rodas

Elenco: Adriana Martins, André Araújo, Bidô Galvão, Carmem Moretzsohn, Chico Santdocument.write Chr(39)Anna, João Paulo Oliveira, Jones Scnneider, Juliano Cazarré, Luis Guilherme Baptista, Sérgio Fidalgo

Local: Conjunto Cultural da Caixa

SBS Quadra 4 Lote 3/4

Período: de 3 a 5 de outubro de 2003, sexta-feira e sábado, às 21h e domingo, às 20h

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Fonte: Rádio Brás

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.