10.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Fazendeiros querem fim da restrição ao gado peripantaneiro

30/09/2003 11h10 – Atualizado em 30/09/2003 11h10

A Comissão da Pecuária de Corte da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) está reunida desde às 8h, discutindo as ações direcionadas ao fim das restrições da União Européia aos 14 municípios peripantaneiros, impedidos de exportar desde 1991.

O presidente da Famasul, Leo Brito e os presidentes dos sindicatos rurais da região querem a inclusão desses municípios na Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação. Segundo a assessoria de imprensa, uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária vai inspecionar esses municípios no final do mês de outubro para que verificar as condições de vulnerabilidade devido a fronteira com o Paraguai.

Para o ano que vem está agendada uma visita de técnicos da União Européia para verificar a possibilidade de liberar a exportação da carne produzida na região.

Esses municípios produzem juntos 8 milhões de cabeça de gado, 1/3 do rebanho de todo o Estado. Segundo a Famasul, cerca de 48% da carne bovina exportada atualmente pelo país sai de Mato Grosso do Sul, por isso os fazendeiros querem a liberação do rebanho para entrar no mercado.

Fonte:Midiamax News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.