30/09/2003 16h17 – Atualizado em 30/09/2003 16h17
A 2ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas de Três Lagoas –AEMS – Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, foi aberta na noite desta segunda-feira (29), por Daniela Golfieri, jornalista da rede de televisão Tem, afiliada da Globo em São José do Rio Preto (SP). O tema deste ano, a ser refletido até sexta-feira é “comunicação em tempo real”.
Daniele contou suas experiências como profissional, tendo como ponto alto de sua palestra as matérias feitas por ela que passaram no Jornal Nacional.
Daniela definiu o perfil do jornalista como um “contador de historias”, em que o profissional tem como dever testemunhar e apurar os fatos para depois contar às pessoas. Ela ainda completou dizendo que: “estrelas são os personagens das matérias e não os repórteres como muitos pensam”. Segundo a repórter, os personagens é que fazem o diferencial na hora da matéria ir ao ar, porque o “povo quer ver povo na TV”.
Outro tema abordado foi a relação que o jornalista deve manter com a sua profissão. Essa relação é de “casamento tanto com a ética quanto com suas fontes”. O verdadeiro jornalista não tem horário. O “repórter não deixa de ser repórter depois das cinco da tarde, ele é jornalista 24 horas ao dia”.
A semana da comunicação tem como finalidade trazer maior conhecimento não só aos alunos de jornalismo ou publicidade, mas sim para todos aqueles que se interessam pelos meios de comunicação do país. O evento está sendo avaliado como uma boa alternativa para saber mais sobre os profissionais da área e suas experiências.
Alysson/Renata