17.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho de 2025

Campanha anti-rábica tem continuidade em Três Lagoas

30/09/2003 16h28 – Atualizado em 30/09/2003 16h28

A Gerência Municipal de Saúde, através de seu Centro de Controle de Zoonozes – CCZ, estará dando continuidade ao trabalho de vacinação anti-rábica iniciado no mês que passou com a Campanha Nacional, utilizando para tanto as Unidades Básicas de Saúde espalhadas por diversos bairros da cidade de Três Lagoas. O objetivo da ação é o de complementar o trabalho de imunização de cães e gatos da cidade com um índice satisfatório, o que não foi conseguido com a campanha anterior. Geórgia Medeiros, técnica do CCZ, explica que a meta inicial era a de se vacinar 13.567 cães, com uma imunização mínima aceitável de 80% da população canina, ou seja 10.854 animais, o que não foi possível, pois vacinaram-se apenas 8.718 indivíduos. No caso dos felinos, a imunização foi ainda menor, pois dos cerca de 7 mil gatos existentes no município apenas 1.561 foram levados aos postos de vacinação oferecidos pela municipalidade. “O não atingimento das metas nos levou a fazer a extensão da Campanha Nacional que iniciou-se à partir do dia 22 de setembro e irá até o dia 31 de outubro”. De acordo com Geórgia, à partir do momento em que não acontece a meta especificada, o Coordenação Estadual de Zoonozes já especifica uma margem de tempo para que a extensão da campanha aconteça. “A maneira de como a extensão da Campanha Nacional está sendo feita é organizada pelo Centro Municipal de Controle de Zoonozes”.

A extensão já foi realizada nos postos dos bairros de Interlagos, Santa Luzia e Vila Haro, entre os dias 22 e 30 de setembro e como acontecerá nos demais locais, foi efetivada entre as 7 e 10 horas da manhã e entre as 13 e 16 horas da tarde.

PREOCUPAÇÃO COM OS GATOS

Uma das maiores preocupações do Centro é com relação à população felina, estimando-se que mais de 6 mil gatos ainda encontram-se sem vacinação, uma taxa expressiva levando-se em conta levantamento efetuado no ano que passou no censo canino e felino. Segundo Georgia “os proprietários que gostam de seus animais devem levá-los para vacinação. Sabemos que o gato é difícil de controle, deve-se arrumar um saco e não deixar de trazer, pois ele não é um animal que fica só nas resid6encias. Ela anda pelos muros, outras casas e pelas ruas, precisa ser imunizado para se evitar que ele pegue a raiva e contamine o ser humano” ponderou.

No mês de outubro oito Unidades de Saúde serão usadas para vacinação:

Joel Neves dias 1º a 03,

PAB 06 a 08,

Jupiá 09 a 10,

Vila Piloto 13 a 14,

Vila Alegre 15 a 17 .

Jardim das Acácias 20 a 21

Miguel Nunes 22 a 23

Paranapungá 27 a 29

Santo André 30 a 31.

Segundo o CCZ, a idade inicial para vacinação é a partir dos três meses de idade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.