24/09/2003 15h11 – Atualizado em 24/09/2003 15h11
Quem ainda não vacinou o cão ou o gato contra a raiva, ainda há tempo de fazê-lo. A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados está disponibilizando vacina até a próxima sexta-feira, no Centro de Controle Zoonoses (CCZ) e Postos de Saúde, todavia, apenas a CCZ está vacinando. Os postos de saúde estão apenas liberando a dose.
De acordo com a veterinária da CCZ, Viviane Catelan, foram vacinados até o momento 43.265 entre cães e gatos, o que ultrapassa a meta estipulada inicialmente que era de 40 mil. “Mas a população não precisa se preocupar que nós temos vacinas disponíveis para imunizar estes animais. Não corremos o risco de ficar sem a anti-rábica”, afirma Viviane.
Viviane Catelan explicou que a vacina é necessária para evitar a transmissão da doença para o ser humano e ente animais. A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que contamina quase todos os mamíferos e é fatal. O único meio de prevenção é a imunização. Após a manifestação dos sintomas, não existe mais tratamento. A doença é fatal, tanto na forma humana como animal.
Em casos de mordedura, a pessoa deve lavar bem a ferida com água e sabão e passar álcool sobre o local e em seguida, procurar um Posto de Saúde. O animal não deve ser morto, devendo ser preso por dez dias, alimentado e observado.
Fonte:Dourados News





