15.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de julho de 2026

Geraldo Resende quer liberação de transgênicos para todo o País

24/09/2003 16h16 – Atualizado em 24/09/2003 16h16

O fato do vice-presidente da República José de Alencar ter se recusado a assinar a Medida Provisória que libera o plantio de transgênicos para essa safra no Rio Grande do Sul, poderá propiciar a oportunidade do governo federal fazer alguns ajustes, antes da sua publicação. Entre eles, a liberação do plantio emergencialmente, não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para todo o País.

“Limitar a liberação a apenas um Estado fere o princípio da isonomia, ou seja, da igualdade entre as entidades da Federação, bem como dos direitos dos próprios produtores em todo o território nacional”, salienta Geraldo Resende. “Tecnologias que representem o aumento de produtividade sem danos a saúde e, conseqüentemente, o incremento da economia devem ser disponibilizadas igualmente para todos”.

O parlamentar também é favorável a uma decisão de caráter permanente e por isso está propondo que o governo envie um projeto de lei ao Congresso, para que o assunto seja amplamente debatido e possa ser adotado nos próximos plantios. Recentemente, Geraldo Resende fez um pronunciamento na Câmara Federal, onde fez a defesa da liberação do plantio de transgênicos no país, por considerar que a adoção dessa tecnologia, além de recomendável do ponto de vista econômico, é compatível com a natureza e a saúde humana.

O deputado lembra que a Organização Mundial de Saúde reconhece a segurança dos alimentos transgênicos, liberados pelos órgãos reguladores internacionais, para a saúde humana. “Por isso, é no mínimo insensato ignorar esse instrumento cientificamente declarado importante para o desenvolvimento econômico e social do País, razão porque esperamos que o atual Governo adote medidas urgentes para que essa tecnologia possa auxiliar o país a continuar aumentando sua produção de alimentos”.

Fonte:Midiamax

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.