21/07/2003 15h40 – Atualizado em 21/07/2003 15h40
O presidente americano, George W. Bush, disse que Síria e Irã abrigam e protegem terroristas, e que isso interfere no processo de paz no Oriente Médio.
“Apoiando e dando abrigo a terroristas, (Síria e Irã) minam a possibilidade de paz no Oriente Médio, traindo os interesses por um verdadeiro Estado palestino”, disse Bush.
Em entrevista coletiva no seu rancho no Texas, ao lado do primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, Bush disse que a atitude dos dois países é completamente inaceitável.
O presidente americano afirmou ainda que os países que dão apoio ao terrorismo serão responsabilizados por isso.
document.write Chr(39)Eixo do maldocument.write Chr(39)
O Irã e a Síria têm sido alvos de freqüentes ataques do governo americano, que acusa os dois países de patrocinar o terrorismo.
Bush já havia afirmado, em discursos anteriores, que o Irã era parte de um “eixo do mal”, junto com Iraque e Coréia do Norte.
Na época em que o presidente americano fez essa declaração, assessores de Bush acrescentaram a Síria – além de Líbia e Cuba – à lista.
Durante a entrevista coletiva, Berlusconi e Bush se mostraram preocupados em demonstrar unidade entre os Estados Unidos e a Europa.
“Minha crença é de que nós precisamos apoiar uma cultura de unidade e de coesão, e não de divisão cultural”, disse o primeiro-ministro da Itália.
Bush agradeceu Berlusconi pelo “sábio conselho” e expressou confiança no papel da Itália como atual responsável pela presidência da União Européia.
“Eu estou confiante que, sob sua liderança, a Europa e os Estados Unidos vão enfrentar os desafios diante de nós”, afirmou o presidente americano.




