21/07/2003 16h23 – Atualizado em 21/07/2003 16h23
Da Assessoria
A Gerência de Saúde da prefeitura de Itaquiraí lançou ontem (21/07) o Programa “Itaquiraí te Acolhe”, que visa dar total apoio e atendimento às mulheres desde o início ao fim da gestação. A enfermeira e coordenadora do projeto, Diuquéblea Inês da Silva, esclarece que o programa dará continuidade ao atendimento do pré–natal. “Após o parto, a mãe e o bebê terão a primeira consulta já agendada, dando início a puericultura que é um conjunto de técnicas para assegurar às crianças um perfeito desenvolvimento físico, moral e intelectual”, explica Diuquéblea.
As auxiliares de enfermagem, Marinete Tramontina, Vera Lúcia e Rosângela Augusto, com supervisão de Diuquéblea, orientam as mães sobre diversos cuidados com os bebês enfatizando as vantagens do aleitamento materno, o banho do bebê, curativo do coito umbilical, além da importância do teste do pezinho e da orelhinha. A equipe do programa, logo nas primeiras horas de vida do recém-nascido ministram as vacinas BCG hepatite e DV (dupla viral).
“As mães recebem ainda kits para o curativo do umbigo dos nenéns, contendo álcool apropriado e as gazes esterilizadas, distribuídos gratuitamente pela prefeitura”, acrescenta a enfermeira supervisora do programa.
O prefeito Edson Vieira (Eid) ao destacar o início de mais este programa voltado à saúde da mulher e bebês disse: “É dever do poder público buscar soluções práticas e viáveis no sentido de garantir saúde para nossa comunidade. O programa “Itaquiraí te Acolhe” cumpre bem esta proposta, por isso, tem nosso irrestrito apoio. Aliás, todos os programas e projetos que primem pela coletividade sempre terão nosso aval. Ademais, a Saúde sempre foi e será prioridade de nossa administração”.



