20 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de junho de 2026

Motoristas de caminhões boiadeiro participam de treinamentos no Sebrae

23/06/2003 16h21 – Atualizado em 23/06/2003 16h21

Motoristas de caminhões de transporte de gado irão participar de treinamentos para a melhoria da qualidade de serviços nos dias 27 e 28 de junho, na sede do Sebrae em Campo Grande. O curso faz parte da ação do Núcleo Gestor da Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul.

Dividido em três módulos, o 1º curso de formação de condutores de veículos de transporte de bovinos terá 50 motoristas, divididos em duas turmas e acontece sob a responsabilidade do Senat -Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte.

O treinamento aborda no primeiro módulo a importância da pecuária no contexto econômico; obtenção de animais terminados para o abate na propriedade; cadeia da carne; comportamento animal; stress e contusões; embarque; procedimentos para o transporte de bovinos; desembarque e relacionamento interpessoal.

No segundo, o tema é primeiros socorros, onde são trabalhadas as primeiras providências e provimentos básicos como hemorragia; desmaios e convulsões; estado de choque; parada cardíaca e respiratória.

No terceiro módulo os participantes aprendem sobre direção defensiva e carga viva, através de tópicos como o papel do motorista no transporte rodoviário; acidente de trânsito; fatores de riscos de acidentes; os cinco elementos da direção defensiva; método básico de prevenção de acidentes; legislação de trânsito; entre outros.

O Núcleo Gestor do programa é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Senat, Sicadems, Senar e UFMS.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.