22.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho de 2026

Nasce bebê britânico selecionado geneticamente

20/06/2003 10h18 – Atualizado em 20/06/2003 10h18

Nasceu na Grã-Bretanha um bebê selecionado geneticamente para ser o perfeito doador de células-tronco para o irmão, que sofre um raro tipo de anemia.

Jamie, filho do casal Michelle e Jayson Whitaker, foi escolhido para nascer usando avançadas técnicas genéticas quando ainda era um embrião.

O procedimento é ilegal na Grã-Bretanha, e o casal teve que realizá-lo em uma clínica nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, vários casais já tiveram bebês geneticamente selecionados, mas esta é apenas a segunda vez que um casal britânico segue o procedimento.

Polêmica:

O assunto é polêmico na Grã-Bretanha, e alguns políticos estão pedindo a liberação da manipulação genética de embriões para casais que enfrentam problemas como o casal Whitaker.

O outro filho do casal, Charlie, de quatro anos, sofre de um tipo de anemia que exige que ele passe por um tratamento regular e doloroso.

A desordem só pode ser curada com o transplante de células-tronco de um doador que seja perfeitamente compatível com o paciente receptor.

No caso, as células do cordão umbilical de Jamie serão usadas para tratar Charlie.

Jayson Whitaker defendeu sua decisão de ter um filho geneticamente selecionado em uma entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

“Tudo o que fizemos foi mudar a probabilidade (de que o bebê fosse um perfeito doador) de 25% para 98%”, disse. “Não houve seleção com base na cor dos olhos, ou do cabelo, ou do sexo.”

Jayson Whitaker, pai do bebê:

Tudo o que fizemos foi mudar a probabilidade (de que o bebê fosse um perfeito doador) de 25% para 98%.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.