13/06/2003 17h03 – Atualizado em 13/06/2003 17h03
Em torno de 113 mil índios de vários estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, começaram a recever este mês o Bolsa-Alimentação, de R$ 45,00 por família, do governo federal. O principal objetivo do programa é reduzir a mortalidade infantil nas aldeias por desnutrição.
Este ano o governo federal vai investir R$ 20 milhões no Programa Bolsa-Alimentação nas áreas indígenas.
As primeiras comunidades indígenas a serem atendidas residem na região semi-árida do Nordeste, em aldeias do Mato Grosso do Sul e no município de Altamira, no Pará. As etnias Maxakali, de Minas Gerais, os Kaigang, de Santa Catarina, os Guarani, do Rio Grande do Sul, e os Cinta Larga, de Rondônia, também terão prioridade nessa fase inicial. As aldeias escolhidas são as que têm maior índice de desnutrição. Hoje Mato Grosso do Sul comemora uma redução drástica de mortalidade infantil indígena, atribuída principalmente aos programas de saneamento, mas o índice ainda é bem maior que entre crianças brancas.



