11/06/2003 17h10 – Atualizado em 11/06/2003 17h10
O Ministério da Saúde realiza no sábado, dia 14 de junho, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, cuja meta é vacinar mais de 17 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença.
A campanha tem o slogan “É só um passo pra você e muitos para ele” para a vacinação todas as crianças menores de cinco anos. A doença não tem tratamento, só existe a prevenção, por meio da vacina.
As secretarias estaduais e municipais de Saúde devem reforçar a vacinação em pequenas localidades, onde as coberturas vacinais são menores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cobertura vacinal contra a pólio deve abranger 95% das crianças menores de cinco anos de idade.
Este ano, serão mobilizadas 443 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em mais de 116 mil postos de vacinação, em todo o Brasil. Os profissionais terão à disposição 40 mil veículos, 2,5 mil embarcações e dez aeronaves para facilitar o transporte das equipes.




