03/06/2003 14h01 – Atualizado em 03/06/2003 14h01
Agentes que trabalham no combate à dengue em Dourados estão distribuindo 2.500 protetores para caixa d´água, enviados pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a caixa d´água descoberta é um dos locais mais propícios ao armazenamento de larva do mosquito causador da doença. O coordenador da Dicoe (Divisão de Controle de Endemias), Sebastião Marcondes, afirma que o protetor é provisório até que o Ministério da Saúde envie as tampas para as caixas d´água. O morador só recebe o protetor após assinar um termo em que se compromete a instalar o equipamento. Alguns dias depois o agente volta ao local para verificar se o morador realmente colocou a tela na caixa d´água. Atualmente, o índice de infestação do Aedes aegypti é de 0,84% em Dourados, segundo a Dicoe. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice de infestação abaixo de 1% considerado é satisfatório. Entretanto, os números de casos positivos de dengue deste ano já superam o número total de casos do ano passado. Dos 1.227 casos notificados em 2002, 562 foram positivos. Neste ano, dos 1.036 notificados, 584 são positivos.




