15.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026

Governo dará bolsa para negro que quiser ser diplomata

16/05/2003 15h57 – Atualizado em 16/05/2003 15h57

O Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, abre nesta segunda-feira (19/05) o período de inscrição em concurso público que oferece bolsas de estudo para afro-descendentes que já concluíram ou estão no último ano de graduação.

Intitulado “Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia”, o benefício tem como objetivo ampliar a presença de negros no quadro da diplomacia mediante o custeio de cursos preparatórios para o exame de ingresso na carreira.

A bolsa paga R$ 2.500 mensais por um período de dez meses (de agosto de 2003 a maio de 2004), em que o candidato deve se preparar para o próximo concurso de diplomatas do Instituto Rio Branco. De acordo com o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos), responsável pelo concurso, o governo não definiu o número de bolsas que serão concedidas.

As inscrições devem ser feitas pelos Correios até o dia 30 de maio. O interessado deve retirar formulário de inscrição no site do Cespe. O candidato deverá enviar pelos Correios o formulário preenchido mais a seguinte documentação: cópia do certificado de conclusão do curso de graduação ou declaração de que está cursando o último ano; cópia do documento de identidade; cópia do CPF e duas fotos 3×4.

A correspondência deverá ser enviada para o Cespe, Campus Universitário Darcy Ribeiro, caixa postal 04521, Asa Norte, Brasília-DF, CEP: 70919-970 – Programa de Ação Afirmativa – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia.

As provas serão realizadas no dia 22 de junho nas cidades de Belém, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os candidatos vão responder a 75 testes de português, 50 de inglês e elaborar duas redações, uma em português e outra em inglês.

Os candidatos mais bem colocados serão convocados para um entrevista técnica, a ser realizada no início do mês de julho, em Brasília.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.