12.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026

EUA capturam dois ex-líderes iraquianos e detêm 260 suspeitos na cidade de Saddam

15/05/2003 15h53 – Atualizado em 15/05/2003 15h53

Um oficial de alta patente do Exército iraquiano e uma autoridade do Partido Baath renderam-se às forças da coalizão nos últimos dias, confirmou o Comando Central dos Estados Unidos, nesta quinta-feira.

Ibrahim Ahmad Abd Al-Sattar Muhammad Al-Tikriti foi chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Iraque e Fadil Mahmud Gharib, um presidente do partido de Saddam Hussein no distrito de Babil. Ambos constavam da lista de 55 ex-autoridades iraquianas mais procuradas pelos EUA.

A notícia foi divulgada horas depois de um contingente do Exército norte-americano invadir um vilarejo nas imediações de Tikrit, a cidade natal de Saddam, efetuando mais de 260 prisões, na madrugada desta quinta-feira.

Os soldados não encontraram nenhuma resistência durante as cinco horas de operação, segundo porta-vozes militares. Cerca de 230 dos detidos foram libertados horas mais tarde.

Viveriam na região em torno de Tikrit simpatizantes do Baath e ex-militares de alta patente que desfrutavam de privilégios durante o regime deposto.

Autoridades norte-americanas disseram que um dos capturados nesta quinta-feira está na lista de iraquianos procurados, mas não revelaram seu nome.

Cinco oficiais iraquianos também foram presos na operação – incluindo dois generais do Exército e um das forças de segurança.

(Com informações da Associated Press)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.