15.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de junho de 2026

As “ponto com” estão voltando?

05/05/2003 14h37 – Atualizado em 05/05/2003 14h37

As ações de páginas na Internet voltaram a subir nos últimos tempos e estão seduzindo os investidores outra vez, após anos de fracasso, de acordo com analistas e empresários do setor.

Os atraentes lucros apresentados até agora, neste ano, por empresa como eBay, Yahoo! e Amazon.com, entre outros sites, despertaram um novo debate sobre se o repentino aumento da procura levará ao retorno das chamadas “ponto com” ou é apenas outra bolha em formação.

Os mais otimistas acham que os investidores estão voltando a essas ações porque o setor passou a registrar um aumento importante nas vendas, em uma época em que a economia norte-americana atravessa dificuldades.

A casa de leilões online eBay, por exemplo, começou o primeiro trimestre deste ano com lucros de 476,5 milhões de dólares, um aumento de 94 por cento com relação ao mesmo período em 2002.

À exceção dos lucros obtidos durante o último ano, a renda da eBay cresceu 56 por cento.

Esse tipo de crescimento se torna cada vez mais impressionante a partir do momento que os negócios não-virtuais reportaram um primeiro trimestre com resultados deprimentes, devido à ansiedade gerada pela guerra no Iraque.

“A Internet é a única parte da economia que realmente está trabalhando agora”, disse o capitalista de risco J. William Gurley, da Benchmark Capital, que possui ações da eBay.

Os pessimista, no entanto, afirmam que as companhias de Internet ainda não estão crescendo em um ritmo que justifique seus altos preços.

No final de abril, as ações da eBay se mantinham em 92,91 dólares, um aumento de 37 por cento desde o fim do ano passado.

O entusiasmo dos investidores ajudou a elevar o valor de mercado da eBay para 29,8 bilhões de dólares, em 30 de abril, mais do que muitos gigantes corporativos como a Ford Motor ou a General Motors.

“As pessoas estão começando a perceber que há tecnologias e negócios que são possíveis graças à Internet e que não eram viáveis antes”, disse Marc Benioff, diretor-executivo da Salesforce.com, uma companhia que planeja entrar em Wall Street ainda neste ano.

No entanto, o potencial para um crescimento a longo prazo faz com que seja difícil estipular o valor das companhias de Internet, segundo David Kathman, um analista de fundos da Morningstar.

“É possível que, dentro de 10 anos, possamos olhar o eBay e dizer que era barato, então, barato”, disse Kathman.

(Com informações da Associated Press)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.