29.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de junho de 2026

Descoberta pode levar a tratamento definitivo da malária

23/04/2003 08h39 – Atualizado em 23/04/2003 08h39

Cientistas britânicos e tailandeses fizeram uma descoberta que pode levar a um tratamento definitivo para a malária.

Eles dizem ter identificado a proteína que permite que o parasita da malária se proteja contra os remédios existentes atualmente. Com a descoberta, poderão ser produzidos remédios aos quais o parasita não vai poder reagir.

A malária mata mais de um 1 milhão de pessoas por ano e seu impacto mundial é menor apenas do que o da tuberculose e o da Aids.

A doença está presente em 90 países e infecta uma em cada dez pessoas no mundo, principalmente em regiões tropicais. O número de mortos também tem crescido nos últimos 30 anos.

Tipos de malária

Há quatro tipos principais de malária, todos transmitidos por mosquitos. A forma mais perigosa pode atingir os rins e o cérebro, causar anemia, coma e até levar à morte.

A recente descoberta pode ajudar a combater todos os tipos de malária e ainda ser útil na pesquisa de remédios contra outras doenças parasitárias.

Os cientistas da Universidade de Edinburgo e do Insituto Biotec de Bangcoc dizem ser os primeiros a conseguir determinar a estrutura detalhada da proteína DHFR.

É essa proteína que é produzida pelo próprio parasita para se proteger da pirimetamina, droga usada hoje para combater a malária.

“Cientistas já estudaram essa proteína por muito tempo, mas até hoje ninguém conhecia a sua estrutura. É uma grande descoberta”, afirmou o professor Malcolm Walkinshaw, da Universidade de Edinburgo.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature Structural Biology.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.