25.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de junho de 2026

Comboio gigante do Iraque avança na direção de americanos na cidade de Najaf

26/03/2003 15h56 – Atualizado em 26/03/2003 15h56

NAJAF, Iraque e CAMPO AYLIYA, Qatar – Um megacomboio de cerca de mil veículos militares iraquianos está se movendo na direção da cidade de Najaf, cenário de uma enorme batalha com forças americanas na madrugada desta quarta-feira. A coluna gigantesca seria formada de tropas da força de elite do Iraque, a Guarda Republicana de Saddam Hussein. As forças estavam se movendo de Bagdá numa velocidade de cerca de 30 quilômetros por hora, na direção de elementos da Terceira Divisão de Infantaria do Exército americano, segundo a rede de TV CNN.

Oficiais militares da coalizão dizem acreditar que as forças iraquianas que se movem para o sul queiram recuperar a estratégica ponte sobre o rio Eufrates, capturada por tropas da coalizão anglo-americana após uma violenta batalha. Os comandantes dos EUA estavam ordenando ataques aéreos para tentar retardar o avanço iraquiano. Havia informações de que uma coluna de tanques e soldados armados iraquianos foi atacada por forças britânicas e americanas quando deixava a cidade de Basra, a sudeste de Najaf.

  • Uma coluna armada que vinha do sudeste de Basra pela Penísula de Faw foi atacada. Não temos mais informações sobre a batalha – disse um porta-voz do Exército britânico.

A Terceira Divisão de Infantaria cercou Najaf nesta quarta-feira, depois de tomar as três pontes sobre o Eufrates. A batalha para cercar Najaf durou mais de 36 horas, teve tempestades de areia e retardou o avanço dos aliados para o norte, segundo o jornal “New York Times”. Ainda havia tempestade de areia hoje, reduzindo a visibilidade para poucas centenas de pés e deixando uma coloração laranja de poeira no céu.

Najaf, uma cidade de mais de 100 mil habitantes a quase 150 quilômetros de Bagdá, não era um dos objetivos militares dos aliados, que não pretendiam ocupá-la. Mas, segundo o “Times”, os aliados foram forçados a cercar Najaf depois que os iraquianos atacaram repetidamente os soldados americanos que cruzaram as escarpas em direção ao oeste, no domingo.

Segundo a agência de notícias Reuters, um oficial que monitora o conflito disse que um número não especificado de tanques americanos e veículos de combate Bradley foi destruído por iraquianos armados com granadas e rifles automáticos, durante a batalha em Abu Sukhayr, 20 quilômetros a sudeste de Najaf. O oficial afirmou que os soldados americanos, sob o comando da Terceira Divisão, conseguiram sair de seus veículos, mas seu destino era incerto.

O correspondente da Reuters Andrew Gray, que está próximo de Najaf, relatou que ouviu o barulho de jatos voando. O oficial entrevistado pela agência contou que o apoio aéreo foi solicitado pelas tropas americanas, apesar da falta de visibilidade causada pela tempestade de areia.

Em uma outra batalha, que durou meia hora, um comboio de suprimento dos fuzileiros navais americanos foi atacado no sul do Iraque, informou um repórter da Reuters. Não houve relatos imediatos de baixas. Soldados americanos disseram que foi um ataque coordenado que chegou de diferentes lados. Os ataques começaram com uma disparada repentina de armas automáticas durante uma parada de rotina do comboio. Os iraquianos usaram metralhadoras, morteiros e mísseis antitanques quando tanques chegaram para dar cobertura ao comboio, que havia parado em uma estrada ao norte de Nassiriya.

Soldados explicaram que a poeira dificultou o trabalho dos helicópteros que normalmente dão cobertura ao comboio. O comboio de 80 veículos levava combustível, alimentos e munição para as tropas aliadas. Após a batalha, o comboio retomou seu caminho.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.