31.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de maio de 2026

Aliados assumem controle de bases aéreas e campos de petróleo

21/03/2003 13h46 – Atualizado em 21/03/2003 13h46

SUL DO IRAQUE (CNN) — Em uma ofensiva maciça, forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos avançaram, nesta sexta-feira, pelo deserto do Iraque, capturaram cidades estratégicas no sul do país e assumiram o controle de bases aéreas e campos de petróleo.

Na operação mais expressiva da guerra até então, fuzileiros navais da Grã-Bretanha tomaram a península de Faw, a única ligação do Iraque com as águas do Golfo Pérsico.

Forças norte-americanas se infiltraram também no norte do Iraque, com o objetivo de conquistar alvos cruciais e tentar acelerar a queda do regime de Saddam Hussein.

Um comboio de veículos de combate Bradley e tanques M1 A1 Abrams, apoiados por outros blindados do Terceiro Esquadrão do Sétimo Regimento de Cavalaria do Exército norte-americano, segue em direção à capital iraquiana, Bagdad, praticamente sem encontrar resistência.

O correspondente da CNN Walter Rodgers, que acompanha o esquadrão, descreveu o aparato norte-americano como “uma onda impressionante de aço”, que conseguiu destruir pelo menos sete caminhões e vários tanques que encontrava pelo caminho.

Ao amanhecer, tropas britânicas e norte-americanas capturaram dois importantes campos de pouso na região oeste do Iraque, bem terminais de petróleo no sul do país, nas proximidades da cidade de Basra.

Os campos aéreos, conhecidos como H-2 e H-3, são considerados fundamentais para a continuidade da operação militar dentro do Iraque. Este último também foi apontado pelos serviços de inteligência norte-americanos como um provável centro de armas de destruição em massa.

A entrada na península de Faw

A península de Faw, área de extremo significado estratégico, foi capturada por tropas britânicas ao amanhecer.

O avanço dos britânicos por terra precipitou a rendição de dezenas de soldados iraquianos, agora transformados em prisioneiros de guerra.

A península de Faw, que liga Basra à costa do Golfo Pérsico, no sul do Iraque, abriga a maior parte da indústria petrolífera do país, sendo a principal rota de escoamento para as exportações do produto.

Concluída com êxito, a operação deu às forças aliadas o controle sobre os maiores terminais de oleodutos do Iraque. A informação foi divulgada pelo comandante do batalhão de fuzileiros navais britânicos envolvido na ofensiva, coronel Steve Cox.

“Nossos alvos foram capturados com sucesso”, disse Cox.

O militar também alegou que “vários” soldados iraquianos foram mortos nos ataques aéreos que precederam a invasão por terra, bem como nos combates subseqüentes.

Prisioneiros de guerra

Prisioneiros de guerra são obrigados a deitar no chão

O porta-voz das Forças Armadas britânica, Chris Vernon, disse à correspondente Christiane Amanpour que cerca de 250 soldados iraquianos se entregaram a fuzileiros navais norte-americanos nesta sexta-feira.

Outros 30 soldados, segundo Vernon, renderam-se a forças britânicas na cidade portuária de Umm Qasr.

Enfileirados, os soldados seguiram a pé por uma estrada, sob a mira de fuzis.

Um correspondente da agência Reuters contou ter visto uma bandeira dos Estados Unidos tremulando no novo porto de Umm Qasr.

O ministro da Informação do Iraque, Muhamed Said Sahaf, foi à televisão estatal para, em entrevista coletiva, negar a queda da cidade.

Entretanto, segundo o correspondente da Reuters, Adrian Croft, apenas o porto antigo de Umm Qasr permanecia em poder dos iraquianos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.