05/02/2003 13h55 – Atualizado em 05/02/2003 13h55
O secretário de Estado Meio Ambiente, Márcio Portocarrero, reiterou hoje, no anuncio da liberação do pesque-solte, o que o governador Zeca do PT disse no início da semana: que o governo do Estado quer negociar através do Ministério das Relações Exteriores (Itamarati) e do Instituto Brasileiro Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma parceria com o governo paraguaio para combater a pesca predatória no rio Paraguai.
Para intermediar essa parceria, o governador e o secretário de Meio Ambiente, têm amanhã uma audiência com o presidente do Ibama, Marcus Barros, para discutir o assunto. Segundo Portocarrero, o governo paraguaio não tem uma política clara, no que se refere ao meio ambiente, o que provoca reflexos no Estado. Exemplo disso foi a liberação total da pesca naquele país no dia 20 de janeiro, enquanto que em Mato Grosso do Sul, em razão do defeso da piracema, a proibição vigora até o dia 28 de fevereiro.
O secretário de Meio Ambiente lembrou que um primeiro passo para o estabelecimento dessa parceria foi dado no fim do ano passado, quando uma equipe de 19 técnicos paraguaios esteve visitando Mato Grosso do Sul com o objetivo de conhecer mais sobre as estruturas e as políticas de preservação do meio ambiente implantadas no Estado. “Temos que buscar políticas em comum, porque o meio ambiente não tem fronteiras”, completou.
Fonte: Apn





