29/01/2003 14h02 – Atualizado em 29/01/2003 14h02
O presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, anunciou hoje a criação da Coordenadoria para o Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, que fará parte da administração da empresa. Além disso, foi constituído um grupo de estudo para o planejamento e a reformulação do setor elétrico.
A coordenadoria ficará sob responsabilidade do engenheiro André Roberto Sptiz, há 20 anos trabalhando como funcionário de Furnas. Entre suas atribuições estará a articulação da política social de inclusão elétrica para a comunidade de baixa renda, a implementação de uma ouvidoria pública, o desenvolvimento de balanços sociais e a representação do sistema Eletrobrás junto à sociedade.
De acordo com Pinguelli, um dos principais pontos a serem discutidos pela coordenadoria será a construção da usina de Belmonte, no rio Xingu. O projeto inicial previa investimento de US$ 6 bilhões e capacidade de produção de 11 mil MW de energia. A usina, no entanto, esbarra em problemas ecológicos, que deverão ser discutidos pela Eletrobrás.
- Queremos fazer um grande pacote de medidas para a Belmonte, que gerem impactos socialmente positivos e amenizem os aspectos ecológicos.
O presidente da Eletrobrás disse ainda que o projeto poderá contar com o apoio da iniciativa privada.
Fonte: Valor Online





