24/01/2003 11h12 – Atualizado em 24/01/2003 11h12
Depois de emendar ontem sua quinta alta consecutiva – um salto total de 6,8% – o dólar iniciou esta sexta-feira em baixa de 0,22%, vendido a R$ 3,522 e comprado a R$ 3,512.
O cenário político é o foco da atenção do mercado hoje. Ontem, a negociação entre PT e PMDB do acordo pela formação da maioria governista no Congresso, após avanços importantes na quarta-feira, retrocedeu e chegou a ser anunciado como cancelado por Orestes Quércia (PMDB-SP), antes de ser retomado por intervenção do ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP).
Se fechado, o acordo deve garantir a presidência da câmara para o deputado petista João Paulo Cunha e a do Senado para o peemedebista José Sarney.
Entretanto, o próprio PMDB ainda tenta lidar com dissidências internas, e vem adiando consecutivamente o anúncio do nome do partido para presidir o Senado. Na noite de ontem, o presidente do partido, Michel Temer, afirmou que o anúncio do acordo interno do partido sai hoje.
Além disso, o crescimento da pressão norte-americana para atacar o Iraque também deixa os investidores cautelosos, inclusive para possíveis desdobramentos militares durante o fim de semana na maior região petroleira do mundo, o golfo Pérsico.
Fonte: Folha de São Paulo





