29.1 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Cientistas descobrem fósseis de possível elo perdido das aves

22/01/2003 16h58 – Atualizado em 22/01/2003 16h58

A descoberta de fósseis de uma espécie de dinossauro de quatro asas, desconhecido até o momento, traz novos indícios de que as aves descendem desses animais pré-históricos, segundo um estudo científico publicado hoje na revista científica britânica Nature.

Poderia tratar-se do document.write Chr(39)document.write Chr(39)elo perdidodocument.write Chr(39)document.write Chr(39) entre os dinossauros e as aves, uma dos mistérios mais intrigantes para os estudiosos da evolução.

Esse dinossauro viveu nas árvores e document.write Chr(39)document.write Chr(39)aprendeu a planar tirando proveito da força da gravidadedocument.write Chr(39)document.write Chr(39), antes que os pássaros aprendessem a bater as asas para voar, afirma o estudo.

Os fósseis pertencem a uma subespécie de um metro de comprimento do dinossauro document.write Chr(39)microraptordocument.write Chr(39), que os cientistas consideram como um parente próximo das aves.

Esse dinossauro viveu na China há 130 milhões de anos, segundo a equipe de especialistas do Instituto de Paleontologia Vertebrada e Paleoantropologia de Pequim, que realizou o estudo. A análise dos seis fósseis sugere que as penas das extremidades dianteiras e as patas permitiam que esses dinossauros planassem entre as árvores de forma similar aos morcegos.

A conclusão tirada por estes especialistas chineses, é que houve uma etapa intermediária entre os dinossauros que povoavam a terra e não tinham capacidade de voar e os primeiros animais que aprenderam a voar.

Os dinossauros apareceram na Terra há 200 milhões de anos, no período Jurássico, e evoluíram com êxito até o Cretáceo, desaparecendo há 65 milhões de anos.

Fonte: Agência EFE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.