21/01/2003 16h49 – Atualizado em 21/01/2003 16h49
A Cooperativa Escola Experimental de Cinema (COECINE), criada em Campo Grande, pretende produzir e comercializar peças audiovisuais como filmes e comerciais. Formada por produtores, atores e universitários a COECINE quer contribuir para a melhoria na qualidade da produção audiovisual em Mato Grosso do Sul.
A cooperativa é idéia do produtor cultural Miguel Horta, que produz comerciais e vídeos há mais de dez anos no estado. Para Miguel o cooperativismo é uma alternativa a mais aos profissionais que trabalham com cinema e vídeo em MS.
A COECINE é composta por um grupo de pessoas que passaram pelo curso de produção para cinema ministrado por Horta em dezembro passado, com o apoio da Fundação Estadual de Cultura, do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do SEBRAE/MS. Segundo Miguel a COECINE nasceu durante o curso.
O objetivo é de que a COECINE funcione como uma produtora convencional. Cada um dos integrantes da cooperativa irá atuar numa função específica dentro das produções que irão realizar.
Ação – O primeiro trabalho da COECINE deve ser lançado em fevereiro. Trata-se de um filme de curta-metagem inteiramente criado e produzido pela cooperativa.
Durante as filmagens cada um dos integrantes da COECINE atuou numa função, como ocorre numa produção convencional. Desde a produção de base para o filme até a divulgação, passando por funções como direção de arte e assistência de direção, por exemplo, foram realizadas pelos cooperativados.
O filme contou ainda com parceria da Nakamura Produções que forneceu equipamentos e técnicos para as filmagens. O curta envolveu uma equipe de 50 pessoas entre cooperativados e voluntários da comunidade do Lar do Trabalhador, em Campo Grande onde a produção foi rodada.
Fonte: MS NOTÍCIAS



