20/01/2003 11h30 – Atualizado em 20/01/2003 11h30
Fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde começam a coletar, a partir de fevereiro, amostras de hortifrutigranjeiros em supermercados de Campo Grande para verificar resíduos de agrotóxicos. Os alimentos coletados serão enviados a laboratórios de São Paulo, Pernambuco e Paraná, para análise.
O trabalho faz parte do Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), que prevê coleta semanal nos supermercados. Pelos próximos três meses, o alvo do monitoramento será maçã, banana e batata. A partir de junho, os produtos serão substituídos.
Nesta segunda-feira, a coordenadoria estadual de Vigilância Sanitária fez uma explanação aos representantes de supermercados da Capital sobre o Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. A reunião aconteceu às 9 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde, no Parque dos Poderes.
Na primeira fase do programa, as ações foram desenvolvidas nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco, entre junho de 2001 e junho de 2002. Mato Grosso do Sul foi incluído nesta segunda etapa, assim como Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Relatórios elaborados na primeira fase do programa trazem informações preocupantes: 81% das amostras analisadas continham resíduos de agrotóxicos, 22% desse total apresentaram percentuais de resíduos acima dos limites máximos permitidos e 7% continham resíduos de agrotóxicos não-autorizados para as respectivas culturas, devido ao seu alto grau de toxidade. Os alimentos mais contaminados são o morango, o mamão e o tomate.
Fonte: MS Notícias



