20/01/2003 11h36 – Atualizado em 20/01/2003 11h36
O câncer é o crescimento descontrolado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Quando o câncer se espalha, forma metástases.
Um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original e quase nunca se transforma em risco de morte.
O conselho médico é que a mulher faça pelo menos uma mamografia aos 35 e outra aos 38 anos. Após os 40 anos, a mamografia deve ser feita anualmente, com o objetivo de se prevenir da doença.
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) recomenda que mulheres com situação de alto risco façam consulta ao médico uma ou duas vezes por ano e uma mamografia anual, independentemente de não ser diagnosticada nenhuma alteração no exame clínico.
Alto risco, nesse caso, pode ser representado por história familiar de câncer de mama em ascendentes ou parentes diretos (mãe ou irmã) na pré-menopausa, aparecimento de disfunção e crescimento da mama ou até mesmo um câncer de mama apresentado anteriormente em seu próprio organismo.
O Ministério da Saúde realiza o Viva Mulher (Programa Nacional de Controle de Câncer do Colo do Útero e de Mama), que incentiva a realização de exames clínicos, como forma de detecção da doença.
Fonte: Jornal de Brasília




