20/01/2003 11h41 – Atualizado em 20/01/2003 11h41
A Prefeitura de Dourados vai informatizar o atendimento do sistema Único de Saúde (SUS). O município vai seguir o modelo de Vitória da Conquista (BA), também administrada pelo PT, que só nos primeiros dois meses de informatização do SUS, “teve economia de R$ 500 mil, coibindo fraudes nas internações e nos pedidos de exames”, garantem os técnicos da Prefeitura de Vitória da Conquista, Luiz Queiroz e Paulo César Pereira, que estiveram em Dourados para passar a tecnologia.
O sistema consiste, basicamente, na construção de uma rede de computadores interligados por Internet via rádio (Wireless). O sistema permite, entre outras coisas, que a Prefeitura crie uma “central de marcação de consultas, controle a distribuição e o estoque de remédios e, principalmente, tenha controle dos internamentos, dos procedimentos complexos e de urgência e emergência ”, explica Luiz Queiroz.
Na sua segunda semana a frente da secretaria de Saúde de Dourados, Takeshi Matsubara e o coordenador de informática da Prefeitura, Ricardo Nascimento, visitaram o município Baiano de 320 mil habitantes para conhecer de perto a experiência. Segundo Takeshi, “a realidade de Vitória da Conquista antes da administração do PT era como a que nós herdamos aqui em Dourados; e a exemplo do que foi feito lá, vamos fechar também aqui todos os ralos por onde o dinheiro da Saúde Pública vem escorrendo”.
O técnico baiano relatou que em Vitória da Conquista, antes da informatização, “70% dos atendimentos do SUS eram feitos por hospitais e clínicas da iniciativa privada, e hoje, isso foi invertido, sendo que 73% de todos os procedimentos são feitos pelo serviço público”. De acordo com Queiroz, isso possibilitou grande economia e a conseqüente melhora do atendimento de saúde da população.
Todo esse benefício que a informatização oferece, ao contrário do que pode parecer, não implica em um sistema complexo, garantem os técnicos. Para Luiz, o grande mal que atinge o Sistema Único de Saúde em todo o país é a falta de capacidade de gerenciamento eficiente. Segundo ele, o sistema computadorizado e informatizado permite ao município controlar a prestação de serviços e os gastos. “Não existe segredo nenhum; se existe um, é a seriedade no trato do dinheiro da saúde pública; a transparência do sistema é tanta que “eles” não acreditam”.
Luiz Queiroz enfatizou que a informatização do sistema beneficia também os municípios vizinhos, que utilizam o serviço médico dos centros de referência. Como Dourados, Vitória da Conquista é referencia para dezenas de pequenos municípios da sua região. De acordo com Queiroz, o controle rígido dos procedimentos melhorou tanto o atendimento, que alguns municípios que ficam mais próximos da capital Salvador, estão preferindo utilizar o atendimento de Vitória da Conquista.
Fonte: MS Notícias




