27.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Casa-bomba destrói vilarejo na Colômbia

20/01/2003 13h57 – Atualizado em 20/01/2003 13h57

Uma casa com 500 quilos de explosivos foi a nova modalidade de atentado utilizada por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A bomba, que destruiu um pequeno povoado do país, não pôde ser desativada, por isso, teve de ser detonada. De acordo com a ministra da Defesa, Martha Lucía Ramírez, não houve vítimas.

O atentado ocorreu no sábado em La Unión, um vilarejo próximo do município de Puerto Rico, a aproximadamente 200 quilômetros de Bogotá.

Uma patrulha militar foi informada da existência de uma casa-bomba, com uns 500 quilos de dinamite, e tentou desativá-la mas não conseguiu. Como os guerrilheiros haviam conectado a carga desta casa a explosivos em 20 outras habitações, a detonação levou o casario todo abaixo. Ninguém ficou ferido porque o povoado havia sido previamente esvaziado.

Os guerrilheiros foram identificados por moradores como membros das Farc. Segundo a ministra, os guerrilheiros buscavam fazer uma emboscada para tropas do exército, mas atacaram a população mais necessitada da Colômbia. “Trata-se de um atentado da guerrilha contra a gente mais pobre do país”, afirmou. Martha Lucía anunciou que o Estado irá ajudar as pessoas afetadas. Elas ficaram em albergues temporais enquanto são reconstruídas suas casas.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.