20/01/2003 16h17 – Atualizado em 20/01/2003 16h17
A coordenadoria estadual de Vigilância Sanitária apresentou esta manhã aos representantes de supermercados de Campo Grande o Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.
A partir de fevereiro, fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria estadual de Saúde vão coletar amostras de hortifrutigranjeiros em supermercados da Capital para verificar resíduos de agrotóxicos. Os alimentos coletados serão enviados a laboratórios de São Paulo, Pernambuco e Paraná, para análise.
O trabalho faz parte do Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), que prevê coleta semanal nos supermercados. Pelos próximos três meses, o alvo do monitoramento será maçã, banana e batata. A partir de junho, os produtos serão substituídos.
Relatórios elaborados na primeira fase do programa trazem informações preocupantes: 81% das amostras analisadas continham resíduos de agrotóxicos, 22% desse total apresentaram percentuais de resíduos acima dos limites máximos permitidos e 7% continham resíduos de agrotóxicos não-autorizados para as respectivas culturas, devido ao seu alto grau de toxidade. Os alimentos mais contaminados são o morango, o mamão e o tomate.
Fonte: RMT ONLINE





