16/01/2003 15h09 – Atualizado em 16/01/2003 15h09
O presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Paulo César de Oliveira, anunciou hoje o afastamento de 34 funcionários da unidade Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
O motivo, segundo o presidente, é a omissão dos funcionários em cinco rebeliões ocorridas no local em 30 dias. Os nomes não serão revelados.
Oliveira se reunirá nesta tarde com integrantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção São Paulo, para discutir a situação em Franco da Rocha.
Advogados querem checar a informação de que funcionários teriam incentivado os internos a realizarem rebeliões. O sindicato da categoria nega.
Ontem, adolescentes da unidade promoveram a quinta rebelião em 30 dias. O motim ocorreu à tarde, quando 12 conselheiros tutelares visitavam o local. Seis deles ficaram voluntariamente na unidade e ajudaram a negociar o fim do motim.
Segundo conselheiros, 14 adolescentes ficaram feridos, quatro em estado grave. Para a polícia, dez ficaram feridos.
O motim terminou depois que os adolescentes concordaram em seguir para uma das alas. A tropa de choque da PM entrou no local para revista.
Internos disseram que alguns colegas ficaram feridos durante a operação policial. A PM informou que os menores infratores se feriram após briga entre os próprios internos.
A OAB também pedirá investigação à Corregedoria da PM sobre a atuação da tropa de choque.
Fonte: Folha Online




